.
Fotos dos Acordes
Se você já viu os desenhos dos acordes mas ainda tem dúvidas de como fazê-los, veja as fotos dos acordes abaixo.
Nas fotos, você poderá observar as posições mais simples dos acordes:
- Acordes maiores: Dó maior (C), Ré maior (D), Mi maior (E), Fá maior (F), Sol maior (G), Lá maior (A) e Si maior (B).
- Acordes menores: Dó menor (Cm), Ré menor (Dm), Mi menor (Em), Fá menor (Fm), Sol menor (Gm), Lá menor (Am) e Si menor (Bm).
- Acordes com sétima: Dó com sétima (C7), Ré com sétima (D7), Mi com sétima (E7), Fá com sétima (F7), Sol com sétima (G7), Lá com sétima (A7) e Si com sétima (B7).
Acordes maiores
Acordes menores
Acordes com sétima
Ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário.
Com Sétima
Os acordes com sétima são muito utilizados para preparar um outro acorde, ou seja, antecipar o início de um refrão, ou indicar uma mudança na melodia. Como prova disso, é muito comum encontrar as sequências D7 + G, A7 + D, C7 + F nas músicas.
O acorde de sétima, como também é chamado, é feito adicionando a sétima nota menor (de uma escala diatônica em relação a tônica da escala). Isso significa 10 semitons para menor e 11 semitons para um acorde maior.
Segue abaixo as posições mais simples dos 7 acordes maiores com sétima:
- Dó com sétima (C7)
- Ré com sétima (D7)
- Mi com sétima (E7)
- Fá com sétima (F7)
- Sol com sétima (G7)
- Lá com sétima (A7)
- Si com sétima (B7)
Para fazer os acordes: Cada linha representa uma corda, sendo a linha da esquerda a sexta corda. A bolinha preta representa a primeira corda que deve ser tocada. As cordas marcadas com “x” não são tocadas.
Menores
Os acordes menores são bastante utilizados nas melodias das músicas. Após aprender as posições dos acordes maiores, você pode começar a treinar os acordes menores. A maioria deles não exige uma grande alteração na forma do acorde e geralmente acrescenta ou diminui o uso de um dos dedos a partir do acorde maior.
Assim como os acordes maiores, é possível se fazer um acorde menor de diversas formas, mas é importante saber encaixar cada posição na hora certa, conforme o conjunto de acordes utilizado.
Os acordes menores são formados com as notas 1, 3 e 5 da escala de cada acorde e também são chamados de tríades, assim como os maiores. A diferença para os acordes maiores é que a distância entre a nota 1 e 3 é de 1 tom e meio e entre a nota 3 e a 5 de 2 tons. Nos acordes maiores essa diferença é de 2 e 1 e meio, respectivamente.
Segue abaixo as posições mais simples dos 7 acordes menores
- Dó menor (Cm)
- Ré menor (Dm)
- Mi menor (Em)
- Fá menor (Fm)
- Sol menor (Gm)
- Lá menor (Am)
- Si menor (Bm)
Para fazer os acordes: Cada linha representa uma corda, sendo a linha da esquerda a sexta corda. A bolinha preta representa a primeira corda que deve ser tocada. As cordas marcadas com “x” não são tocadas.